domingo, abril 24

Coréia: O país dos grupos. Tailândia: O país dos covers

Enquanto a Coréia do Sul se encarrega da criação de inúmeros grupos pop, com suas incontáveis agências, um país em especial se destaca no tópico "covers"; a Tailândia. Poucos devem ter esse conhecimento, e como admiradora de covers tailandeses há muitos anos (quase o mesmo tempo de que ouço k-pop), espero que curtam essa matéria!

Eternal Rhythm (Dong Bang Shin Ki)
Da esquerda para a direita: Nick - Em - Aom - TOP - Ram

Qualquer grupo cover teria inveja de como é a "vida de cover" na Tailândia. Falando especificamente do Brasil, sabemos que os palcos de eventos nem sempre têm uma estrutura boa para dançar; seja para um grupo cover de Super Junior (que nem sempre cabe no palco e tem que disputar espaço com equipamentos de bandas, como a bateria), ou para um grupo com 5 integrantes (que às vezes tem que dançar desviando de fios). Enquanto isso, na Tailândia, os grupos têm direito até mesmo a telões passando sua performance, e palcos que fazem brilhar os olhos de qualquer um.

Muitos grupos tailandeses recebem tratamento de idol coreano, como placas e cartazes durante as apresentações, fã-clube oficial, receber presentes e fanarts (incluindo couples!).

Goodies do grupo ROMEO (SHINee)

Como foi dito na matéria Como se tornar um cover - parte 1, o visual não pode ser ignorado quando se trata de um cover fixo (de apenas um grupo), reproduzir os visuais e cabelos do grupo original estaria no livro de regras se existisse um, e os tailandeses continuam tirando nota máxima!

StarLiTz (f(x))
Plai - Jane - Arm - Aum - Oum


Pognon (After School)
Lizhom - Chock Pao - Prinwipa - Faii Park - Challen - Bambie - Jar


SERAPHI-im (U-KISS)
Michaela - Kisuya - Toey - Bank - Gu Kanda - Zheng - Chaowarit


ROMEO (SHINee)
Tortae - Rattapon - Penthai - Kit - Winnie

Além de um cover de f(x) da Indonésia onde apenas a Amber canta (e muito bem!), são poucos os que se arriscam no caminho de fazer cover não só de dança, mas também de canto. A atividade até então não é exercida no Brasil, e sugiro muita prática antes de subir no palco pra fazer isso! Alguns grupos tailandeses arriscam, e mesmo com alguns tropeços na afinação, o trabalho não ficou ruim!


Pas$ion (2NE1)
Ning (CL) - Boe (MinJi) - Mind (Bom) - ? (Dara)

Imagine andar nas ruas e shoppings vendo covers ensaiando constantemente, e nos bastidores das apresentações, se sentir em um Music Core ou Inkigayo, com tantos grupos devidamente caracterizados, compondo inúmeras performances impecáveis! Tendo amigos tailandeses, e estando em contato com essa "cultura" de covers há tanto tempo, é certo dizer que a Tailândia é um paraíso para os covers, mais do que a Coréia do Sul seria.

Vejam apresentações dos covers citados na matéria!














E para fechar a matéria, uma curiosidade: Sabiam que a irmã de NichKhun, do grupo 2PM, faz parte de um cover de f(x) lá na Tailândia? O nome dele é BELiiZE, onde a Sherleen faz cover da Krystal. Essa curiosidade só seria melhor se ela fosse cover da Victoria, ne?

BELiiZE (f(x))
Maigaew (Victoria) - Janer (Luna) - Sherleen (Krystal) - Kukkik (Sulli) - Artis (Amber)

Espero que tenham gostado! E quero oferecer a matéria para meus amigos, os meninos do Eternal Rhythm! Fighting, boys!

1 comentários:

  1. Noooossa! Eu sabia que tinha bastante covers por lá, mas não tinha parado pra ver os vídeos deles ainda. Excelentes! Espero que os grupos aqui do Brasil sigam esse caminho! Já tem vários grupos se destacando super bem. Que todos continuem se esforçando e, principalmente, se divertindo com o que fazem! ^_^

    Choquei também que a irmã do Khun faz parte de um cover de f(x)!!! XDDD Ela é talentosa como o irmão! *-*~~

    Adorei essa matéria! \o/

    ResponderExcluir