O QUE É?
Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo ou faz Beat box.
GANHANDO POPULARIDADE NA COREIA DO SUL
O que é ser bboy/dancer chegou a Coreia quando as pessoas assistiram filmes como "Breaking" e artistas como Michael Jackson. A palavra "Breakdance" apareceu pela primeira vez na Coreia no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90, especialmente quando Ronald Reagan tornou-se presente dos EUA e os bboys apareciam com frequencia na TV via AFTK.
No final dos anos 90, back dancers de idols coreanos, como Namg-Jeong Park, Sobangcha e Insuni, apresentaram algo proximo ao bboying em meio as suas canções. E em 1992 Yang Heon-Seok e Lee Ju-No, membros da grupo de dança "Tae-Ji & Children" fizeram alguns movimentos basicos, headspins, etc em MV's e no palco.
Ser bboy ganhou muita popularidade na Coreia do Sul, sendo visto pelo governo como tornando-se uma maneira de divulgar o país, mostrando uma imagem dinamica.
Em 2001 os bboys coreanos começaram a receber reconhecimento internacional, quando debutaram na competição "Battle of the Year" que ocorreu na Alemanhã, representados pela Visual Shock Crew, alcançando o 4° lugar e retornando no ano seguinte para ganhar a competição. Após isso, crews coreanos tornaram-se populares, ganhando varios titulos em diversos eventos e a Coreia do Sul tornava-se lider em bboying no ano de 2009. Neste mesmo ano já se destacavam Rivers crew, Drifterz crew, Gamblerz crew, T.I.P., Jinjo crew, Extreme Crew, Last For One, Expression, Maximum crew, Lead Mos, TG Breakerz, 20th Century Bboyz, Soul Kingz, Floor Gangz, Universal Crew, People crew e é claro, a Visual Shock.
Visual Shock Crew |
Notando o quanto a Coreia tornava-se internacionalmente reconhecia por seus bboys, o proprio governo investiu no cenário, criando o R-16 Korea, um dos maiores campeonatos internacionais que ocorre sempre na Coreia do Sul, a capital asiatica dos bboys.
O movimento de bboys coreanos tornou-se proativo, misturando outras formas de dança e inspirações. Mantendo a excência do estilo americano, muitos bboys da Coreia tem misturado isto a elementos de danças tradicionais coreanas como o Pungmul e também inspirações do Taekwondo, tornando o estilo coreano em algum unico.
Desde 2006, a Expression crew tem criado um novo estilo chamado "Marionette" que incorpora movimentos dos bonecos de marionete na coreografia, assim como também já misturou seu estilo ao balé no musical 'Ballerina who fell in love with a bboy'. A Expression crew também é influencia para a JabbaWockeeZ que adquiriiu sucesso ao participar do programa de tv America's Best Dance Crew.
No popping um grupo que destaca-se é o K-OGS. Um de seus membros, Pop Kun, ganhou o UK Bboy Championship em 2008. Outros grupos que destacam-se pelo popping são Cyborg G, FREEZE and Newest35. E no krumping, os grupos Monster Woo Fam ganha popularidade no Youtube.
Expression Crew |
0 comentários:
Postar um comentário