quinta-feira, agosto 11

Conheça um pouco sobre Locking, Street Jazz e o verdadeiro Funk.

Assim como o popping, existem outros estilos que podem ser encontrados nos estilos de dança dos k-idols. Alguns especialistas nesses estilos e outros que se adaptam perfeitamente, primeiro daremos uma pequena explicação sobre cada um.

Locking

Campbellocking é um estilo de dança funk e street dance, que hoje é também associado ao hip hop. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados e freqüentemente rítmico e muito bem sincronizados com a música. Locking é uma atuação muito virada para o espetáculo, sempre interagindo com a platéia, sorrindo…alguns movimentos são bastante cômicos por natureza.

O nome é baseado no conceito de “bloquear” os movimentos, o que significa que existe um congelamento de um movimento rápido e “bloqueio” em uma determinada posição, mantendo essa posição por alguns instantes e depois continuar na mesma velocidade de antes. Esses movimentos criam um forte contraste em relação a muitos movimentos rápidos que são de outra forma completamente realizada de forma contínua, combinada com o desempenho em estilo de mímica e atuar para o público e outros dançarinos. Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes, tais como aterrar de joelhos e a seguinte separação. Esses movimentos muitas vezes necessitam de proteções de joelhos.

Um Locker é um dançarino de Locking. Lockers normalmente vestem-se com um estilo próprio, como roupas coloridas com listas e suspensórios.

É um estilo visto mais em artistas mais antigos, mas também muitas vezes podemos ver um pouco do locking nas performances feitas nos programas de dança livre.

Os artistas que adotaram esse estilo como próprio de suas performances e coreografias:


MC Mong - Ele usa movimentos clássicos do estilo como também movimentos próprios que representa bem a música cômica dele. MC Mong mantém o estilo locking desde o primeiro trabalho dele, tornando a música dele ainda mais divertida.

Como é complicado encontrar vídeos dele que mostre a coreografia, selecionei um dance step para que possam ver um pouco, só clicar aqui.

Park JinYoung (JYP) - O grande mestre do Soul Coreano também é adepto perfeito do estilo locking. Todas as músicas dele possuem os movimentos desse estilo de uma maneira mais séria e elegante, o que chamou muito a atenção dos norte americanos.
E se quiser conferir um dance step, clique aqui.

Assistindo aos vídeos podemos ver alguns movimentos muito usados em várias coreografias e também em apresentações livres de dança. Já foi apresentado em um programa de entretenimento um pouco desse estilo, no programa 100 Points Out Of 100 Points.

Street Jazz
Outro estilo também muito observado nas apresentações artísticas dos k-idols, é o street jazz, um estilo que tem feito muito sucesso atualmente. E quem não conhece bem o street jazz iremos lhe mostrar um pouco.
A jazz dance é como uma mãe: aborda todas as tendências que passam ao seu lado e, com isso, sempre se recria. Foi assim desde o princípio. Assim como o street dance que deu vida a várias categorias e estilos.

E desde que o street dance alcançou popularidade, saiu dos guetos e invadiu os palcos, o jazz tirou uma casquinha disso também, transformando em tendência o que hoje conhecemos por Street Jazz. Que é exatamente a fusão entre os dois, o jazz dance com elementos do street dance.

Observando bem os idols coreanos, é um estilo bastante usado pelas mulheres. Alguns artistas que usam bem desse estilo:

Miss A - O corpo bem flexível combinou perfeitamente ao estilo, podendo ser bem observado a mistura de jazz e street. E em casa performance, essas meninas mostram o quanto elas se tornam melhor ao estilo de dança adotado por elas.


Jewelry - Esse grupo sempre mostrou o talento delas com o jazz que está presente em suas performances, alguns movimentos bem combinados com licor e cigarro, o grupo nunca deixou de lado a sensualidade e o talento mesmo com tanto tempo de palco.

São só alguns exemplos de artistas que usam desse estilo de dança, não soube exatamente de alguma boy band ou artista masculino que tenha adaptado o street jazz, mas fica o desafio, se entenderam bem como é o estilo, podem tentar identifica-lo nos idols masculinos e nos mostrar, assim podemos ver que estão entendendo bem o que queremos dizer sobre cada estilo de dança.


E por último e não menos importante:

Funk

É necessário frisar que esse é o verdadeiro funk, criado e adaptado de acordo com a década que passa, se tornando um estilo imortal. Podemos ver muitos artistas, principalmente os rapazes, se adaptando perfeitamente a esse estilo.
Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas e principalmente dançantes.

Funk era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!” (algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”).

A dança também criada e aperfeiçoada pelos negros norte americanos, usam o estilo musical e se adapta a qualquer ritmo, tendo como propósito tornar os movimentos mais apimentados. Não como os brasileiros erroneamente fizeram, o funk tem o misto da vulgaridade ao estilo de rua que o street dance possui.

Artistas que são adeptos ao estilo:

Lee KiKwang (AJ) - Não é preciso se detalhar muito sobre um dos membros mais adoráveis do grupo Beast, não muito adepto ao estilo b-boy, o KiKwang mostra bem o seu talento com os movimentos bastante apimentados de suas coreografias solo.

B-bomb / U-kwon (Block B) - Esses garotos possuem um talento muito grande ao estilo livre do funk, um talento não muito aproveitado no trabalho do grupo recém lançado e que já possui muitos fãs espalhados pelo mundo.

É um pouco complicado encontrar vídeo em que somente os dois estejam dançando que não seja fancam como esse, mas na busca acabei encontrando um em que o U-kwon, antes de seu debut, está dançando James Brown no estilo locking, clique aqui e confiram, é bastante divertido.

Finalizando esse post, os estilos de dança possuem seus melhores adeptos em locais que não são exatamente onde o estilo foi criado, assim como o popping, o locking e o funk possuem os melhores dançarinos do mundo espalhados na Ásia e no Brasil, quem não acredita é só buscar na internet informações sobre os concursos de dança mundiais.

Além desses estilos, os idols coreanos também nos mostra outros que há muito tempo viviam escondidos e eram conhecidos somente por dançarinos profissionais ou pessoas que gostam muito de dança, como, por exemplo: o vogue, muito usado pelas meninas da girl band Secret. Se nós fossemos lista-los aqui, sairia um post para cada estilo e não acabaria tão cedo.
Espero que tenham gostado e que se divirtam buscando em seus idols preferidos os estilos que eles são adeptos.

0 comentários:

Postar um comentário